Origen: Assista aqui: filósofo italiano Antônio Negri reflete sobre o pensamento de Foucault – Revistas – Online – Sesc SP

Assista aqui: filósofo italiano Antônio Negri reflete sobre o pensamento de Foucault

Com transmissão ao vivo no player abaixo, dia 22 (sábado, às 15h) o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe o filósofo italiano Antônio Negri, para a palestra “Foucault, uma leitura”. A mediação fica por conta de Mário Marino, bacharel e mestrando em filosofia pela USP.

Para assistir com áudio original, clique aqui.
Michel Foucault gostava de comparar sua produção a uma caixa de ferramentas. “Que se use uma frase, ideia ou análise de meus livros para desmontar, desqualificar e romper com os sistemas de poder”, dizia o filósofo.

É preciso que a teoria sirva e funcione, mas não por si só: ela não tem valor se não há ninguém para se servir dela.

Trinta anos após a morte de Foucault, coloca-se a pergunta: suas ideias ainda são capazes de ferir a atualidade?

Conceitos como biopolítica e biopoder, trabalhados por Foucault há mais de três décadas, ainda são válidos? Quais são, atualmente, os usos novos, possíveis e imprevistos do pensamento de Foucault?

Para o filósofo Antonio Negri não há dúvidas: o pensamento de Foucault é atual; para ele, é impossível compreender o caráter dos movimentos sociais sem estudar as mudanças do mundo à luz do pensamento foucaultiano.

Advertisements